Informática na Educação

Este Blog tem como objetivo promover discussões sobre tópicos relacionados a informática na educação. Como podemos abordar essa metodologia para melhorar a educação no nosso país? O primeiro tópico que abordaremos discutirá a diferença entre ensino de informática e informática na educação.

sábado, novembro 11, 2006

Tópicos de Informática na Educação


Abordar a informática no ensino tem se tornado quase que uma obrigação nos dias atuais. Embora a informática possa não estar envolvida diretamente com a aula, ela constitui uma ferramenta que facilita e dá suporta a educação. Podemos utilizar, por exemplo, programas educativos ou mesmo os aplicativos de escritório comuns como instrumentos de ensino em sala de aula. Deve-se ficar atento, no entanto, para não confundir ensino de informática e informática na educação.
Inicialmente, se torna necessária a abordagem do ensino da informática. Ela consiste em mostrar ao aluno as ferramentas disponíveis no computador, como usá-las e como as mesmas funcionam. Passada esta etapa, podemos utilizar o computador como forma de implementar
os conteúdos abordados em sala de aula. Neste momento, o educador aborda o sentido didático desta ferramenta através de jogos educativos, projetos de estudos, pesquisas, ...
Você acha realmente importante abordar
o ensino da informática antes de aplicar a informática na educação? Ou será possível partir para a segunda etapa, ignorando a primeira?