Tópicos de Informática na Educação
Abordar a informática no ensino tem se tornado quase que uma obrigação nos dias atuais. Embora a informática possa não estar envolvida diretamente com a aula, ela constitui uma ferramenta que facilita e dá suporta a educação. Podemos utilizar, por exemplo, programas educativos ou mesmo os aplicativos de escritório comuns como instrumentos de ensino em sala de aula. Deve-se ficar atento, no entanto, para não confundir ensino de informática e informática na educação.
Inicialmente, se torna necessária a abordagem do ensino da informática. Ela consiste em mostrar ao aluno as ferramentas disponíveis no computador, como usá-las e como as mesmas funcionam. Passada esta etapa, podemos utilizar o computador como forma de implementar os conteúdos abordados em sala de aula. Neste momento, o educador aborda o sentido didático desta ferramenta através de jogos educativos, projetos de estudos, pesquisas, ...
Você acha realmente importante abordar o ensino da informática antes de aplicar a informática na educação? Ou será possível partir para a segunda etapa, ignorando a primeira?
Inicialmente, se torna necessária a abordagem do ensino da informática. Ela consiste em mostrar ao aluno as ferramentas disponíveis no computador, como usá-las e como as mesmas funcionam. Passada esta etapa, podemos utilizar o computador como forma de implementar os conteúdos abordados em sala de aula. Neste momento, o educador aborda o sentido didático desta ferramenta através de jogos educativos, projetos de estudos, pesquisas, ...
Você acha realmente importante abordar o ensino da informática antes de aplicar a informática na educação? Ou será possível partir para a segunda etapa, ignorando a primeira?
1 Comments:
At 11 novembro, 2006 13:10, Adriana said…
Olá Luciane! Também não fui na aula presencial, mas que bom que poderemos realizar a tarefa 3 da oficina _ Dinâmica do "Blogueiro Secreto". Quanto ao teu questionamento, acredito que podemos começar já na segunda etapa de implementação da informática na educação (integração da informática e conteúdos)visto que, a primeira etapa (conhecimentos específicos de informática) acontece naturalmente. Enquanto os alunos realizam atividades desafiantes que envolvem conteúdos de todas as disciplinas, aprendem a utilizar as ferramentas de edição e formatação disponíveis nos softwares. Além disso, são curiosos e incentivados pelos professores poderão explorar todos os recursos e descobrirão o "caminho" para solucionarem as situações propostas. Se puder, visite meu Blog http://profeadri.blogspot.com
Um abraço!
Postar um comentário
<< Home