Informática na Educação

Este Blog tem como objetivo promover discussões sobre tópicos relacionados a informática na educação. Como podemos abordar essa metodologia para melhorar a educação no nosso país? O primeiro tópico que abordaremos discutirá a diferença entre ensino de informática e informática na educação.

sábado, novembro 18, 2006

O Blog como Ferramenta Educacional

Hoje em dia, estamos inseridos num meio dinâmico de comunicação. Ou seja, é possível se comunicar de forma clara, ágil e eficaz com qualquer pessoa, em qualquer lugar, bastando para isso ter acesso a Internet. Uma das ferramentas que permite essa comunicação facilitada é o blog, cuja aplicação educacional será discutida aqui. E a principal pergunta a se fazer neste momento de interatividade extrema é: por que utilizar blogs na educação? Ou ainda, por que não utiliza-los?
O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Trata-se de um meio de comunicação muito útil para oferecer uma formação descentralizada.
Mais recentemente, estes espaços têm sido explorados como mais um recurso pedagógico pelos professores. Sua aplicação é a mais variada possível: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos enfim, é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta.
Um dos principais motivos da utilização destes diários eletrônicos em sala de aula é o fato de estarmos falando a linguagem dos alunos. E isto é muito importante como forma de motivar os estudantes, dando mais liberdade que os meios tradicionais de ensino. Além disso, os blogs são inteiramente gratuitos, o que facilita ainda mais a abordagem por professores como complemento ao ensino de todas as matérias.
Segundo a educadora Gládis Leal dos Santos, "É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor."(1)
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores."(1)
Podemos utilizar os blogs como forma de registrar cada etapa de um processo. Por exemplo, ao adotar um projeto educacional, o professor poderá fazer do Blog um diário no qual a turma irá descrever cada etapa, o material utilizado, os passeios de campo, enfim, o tudo o que eles estiverem vivenciando.
Devemos saber o que está sendo trabalhado em sala de aula para propor atividades com o uso dos computadores e, assim, aprofundar os assuntos. Temos que orientar os alunos para que a utilização da internet se torne pedagógica. Podemos fazer isso através de uma boa pesquisa, selecionando os melhores sites, conteúdos,... Ou seja, não se trata de decidir que a aula de hoje será na Internet. Ela deve ser bem planejada, buscando o melhor conteúdo e aproveitando ao máximo o tempo de pesquisa.
As estatísticas arroladas abaixo nos mostram como os blogs fazem parte da vida das pessoas. Trata-se de uma forma de visualizarmos a importância que isto tem hoje em dia. Devemos nos utilizar disso para atrair a atenção dos estudantes e tornar suas consciências mais pensativas e criativas.

  • 15,5 milhões é o total de blogs do mundo
  • 1 blog é criado a cada segundo
  • 30% da população online dos EUA visitam blogs
  • Em junho foram criados 80 mil blogs por dia
  • Blogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.(2)

A Internet é uma ferramenta que, quando disponível, deve ser utilizada como forma de buscar novos horizontes, atraindo a realidade de muitos dos estudantes para a sala de aula. Trata-se de agilidade, rapidez e tantas outras situações a que estamos dispostos nos nossos dias de trabalho. Por que não disponibilizar isto aos alunos?
Talvez o maior problema disso seja controlar esta rapidez dos alunos nos acessos a locais indevidos, ou a própria distração que este meio proporciona. Mas existem ferramentas que quando acionadas nos auxiliam nestas tarefas. Agora, cabe apenas ao professor planejar uma aula que faça sentido, abordando temas e sites pré-selecionados, construindo de fato o conhecimento. Isso é garantia de sucesso na abordagem da Internet e de suas ferramentas, o Blog, por exemplo, como recurso pedagógico.

Bibliografia Consultada