Informática na Educação

Este Blog tem como objetivo promover discussões sobre tópicos relacionados a informática na educação. Como podemos abordar essa metodologia para melhorar a educação no nosso país? O primeiro tópico que abordaremos discutirá a diferença entre ensino de informática e informática na educação.

sábado, novembro 18, 2006

O Blog como Ferramenta Educacional

Hoje em dia, estamos inseridos num meio dinâmico de comunicação. Ou seja, é possível se comunicar de forma clara, ágil e eficaz com qualquer pessoa, em qualquer lugar, bastando para isso ter acesso a Internet. Uma das ferramentas que permite essa comunicação facilitada é o blog, cuja aplicação educacional será discutida aqui. E a principal pergunta a se fazer neste momento de interatividade extrema é: por que utilizar blogs na educação? Ou ainda, por que não utiliza-los?
O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Trata-se de um meio de comunicação muito útil para oferecer uma formação descentralizada.
Mais recentemente, estes espaços têm sido explorados como mais um recurso pedagógico pelos professores. Sua aplicação é a mais variada possível: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos enfim, é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta.
Um dos principais motivos da utilização destes diários eletrônicos em sala de aula é o fato de estarmos falando a linguagem dos alunos. E isto é muito importante como forma de motivar os estudantes, dando mais liberdade que os meios tradicionais de ensino. Além disso, os blogs são inteiramente gratuitos, o que facilita ainda mais a abordagem por professores como complemento ao ensino de todas as matérias.
Segundo a educadora Gládis Leal dos Santos, "É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor."(1)
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores."(1)
Podemos utilizar os blogs como forma de registrar cada etapa de um processo. Por exemplo, ao adotar um projeto educacional, o professor poderá fazer do Blog um diário no qual a turma irá descrever cada etapa, o material utilizado, os passeios de campo, enfim, o tudo o que eles estiverem vivenciando.
Devemos saber o que está sendo trabalhado em sala de aula para propor atividades com o uso dos computadores e, assim, aprofundar os assuntos. Temos que orientar os alunos para que a utilização da internet se torne pedagógica. Podemos fazer isso através de uma boa pesquisa, selecionando os melhores sites, conteúdos,... Ou seja, não se trata de decidir que a aula de hoje será na Internet. Ela deve ser bem planejada, buscando o melhor conteúdo e aproveitando ao máximo o tempo de pesquisa.
As estatísticas arroladas abaixo nos mostram como os blogs fazem parte da vida das pessoas. Trata-se de uma forma de visualizarmos a importância que isto tem hoje em dia. Devemos nos utilizar disso para atrair a atenção dos estudantes e tornar suas consciências mais pensativas e criativas.

  • 15,5 milhões é o total de blogs do mundo
  • 1 blog é criado a cada segundo
  • 30% da população online dos EUA visitam blogs
  • Em junho foram criados 80 mil blogs por dia
  • Blogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.(2)

A Internet é uma ferramenta que, quando disponível, deve ser utilizada como forma de buscar novos horizontes, atraindo a realidade de muitos dos estudantes para a sala de aula. Trata-se de agilidade, rapidez e tantas outras situações a que estamos dispostos nos nossos dias de trabalho. Por que não disponibilizar isto aos alunos?
Talvez o maior problema disso seja controlar esta rapidez dos alunos nos acessos a locais indevidos, ou a própria distração que este meio proporciona. Mas existem ferramentas que quando acionadas nos auxiliam nestas tarefas. Agora, cabe apenas ao professor planejar uma aula que faça sentido, abordando temas e sites pré-selecionados, construindo de fato o conhecimento. Isso é garantia de sucesso na abordagem da Internet e de suas ferramentas, o Blog, por exemplo, como recurso pedagógico.

Bibliografia Consultada


Relato dos sites visitados

1 - http://www.redescola.com.br/kids: Este site é interessante, principalmente para as séries iniciais. Nele, encontrei três jogos de matemática - Cruzadinha Matemática, o Quadrado Mágico e Jogo da adição - onde destaco a importância destes dois últimos, por trabalhar com o tempo e o raciocínio nos cálculos.

2 -
http://www.labvirt.futuro.usp.br: A importância deste site está em apresentar ao internauta muitos jogos relacionados com física e química, matérias que geralmente são difíceis para a compreensão dos alunos. Através das ilustrações e historinhas contadas pelos personagens é possível entender melhor certos fenômenos que ocorrem na natureza. As simulações dos laboratórios são bem reais e proporcionam uma boa forma de visualização ao aluno. Seu uso é conveniente quando a escola não dispõe de laboratórios de física e/ou química.

3 -
http://www.portalkids.org.br/: Este site, destinado ao público infanto-juvenil, visa informar o internauta sobre seus direitos e deveres, criando noções de cidadania e comunicação. Ele possui um link Desaparecidos, onde aparecem fotos de crianças que estão desaparecidas. Trata-se de um site de serviços prestados a comunidade, auxiliando na busca por desaparecidos e nos direitos de cada cidadão.

4 -
http://cesta.cinted.ufrgs.br/form.consulta.php: O problema deste site é que a solicitação de cadastramento demora um pouco e, sem ela, não podemos navegar pelo ambiente. Isso é um ponto negativo nestes casos, pois, se já sabemos que o portal é bom, então esperamos pela confirmação. No entanto, alguns usuários podem desistir da visita pela demora, perdendo talvez um conteúdo rico e importante para o ensino em sala de aula.

5 - http://www.canalkids.com.br/portal/index.php: Trata-se de um portal destinado ao público infantil, no qual cada jogador inicia a tarefa com uma quantidade de patakos, podendo aumentá-la conforme seu desempenho no jogo.

6 -
http://rived.proinfo.mec.gov.br/: Neste último portal encontrei muitas atividades ricas e interdisciplinares. Deve-se tomar apenas um cuidado: se não for possível visualizar os jogos em seu computador, acione o link no topo de página. Este contém informações úteis para tornar o acesso aos jogos viável. São jogos direcionados ao ensino médio e até superior.

Dentre todos os sites mencionados acima, destaco minha preferência pelo site http://rived.proinfo.mec.gov.br/. Isso porque seu conteúdo está mais relacionado com minha área de atuação. Além disso, cada atividade fornece um manual muito importante para o professor, explicando como ela funciona, o conteúdo envolvido e para quam aplicar. Torna-se difícil avaliar o conteúdo de um site de educação infantil, quando esta não é a sua área de formação.

quinta-feira, novembro 16, 2006

Análise de Portais Educacionais

Como professores, temos a obrigação de nos mantermos atualizados e isso exige tempo de estudo e leitura. A Internet nos facilita esta tarefa, viabilizando consultas rápidas a conteúdos e programas de bom nível em várias áreas.

Durante a minha graduação em Licenciatura Plena em Matemática, utilizei o site http://www.somatematica.com.br/. Nele encontramos vários links sobre conteúdos matemáticos e programas para download e uso em sala de aula. É um site com um excelente conteúdo gratuito e de fácil cadastramento.

sábado, novembro 11, 2006

Tópicos de Informática na Educação


Abordar a informática no ensino tem se tornado quase que uma obrigação nos dias atuais. Embora a informática possa não estar envolvida diretamente com a aula, ela constitui uma ferramenta que facilita e dá suporta a educação. Podemos utilizar, por exemplo, programas educativos ou mesmo os aplicativos de escritório comuns como instrumentos de ensino em sala de aula. Deve-se ficar atento, no entanto, para não confundir ensino de informática e informática na educação.
Inicialmente, se torna necessária a abordagem do ensino da informática. Ela consiste em mostrar ao aluno as ferramentas disponíveis no computador, como usá-las e como as mesmas funcionam. Passada esta etapa, podemos utilizar o computador como forma de implementar
os conteúdos abordados em sala de aula. Neste momento, o educador aborda o sentido didático desta ferramenta através de jogos educativos, projetos de estudos, pesquisas, ...
Você acha realmente importante abordar
o ensino da informática antes de aplicar a informática na educação? Ou será possível partir para a segunda etapa, ignorando a primeira?